- Área: 950 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Khosla Associates
-
Fabricantes: Birla Ultratech, Bluescope, Lysaght, Serenzo, Shree Saibaba Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está no bairro de Jubilee Hills em Hyderabad e é caracterizada por suas coberturas trapezoidais acentuadas e em balanço, revestidas em madeira e que parecem sobrevoar os espaços principais. Uma série de ambientes escalonados com inclinações em direções diferentes proporcionam privacidade quando voltadas para um jardim interno.
A disposição espacial maximiza o uso do terreno linear ao dispersar os volumes construídos e os jardins em iguais medidas ao longo do comprimento. A família queria a segregação dos espaços públicos e privados e isso foi alcançado na secção vertical da casa. Os espaços de caráter público como estar, estudo, jantar, cozinha, sala de hóspedes, estão abrigados no térreo, enquanto que no primeiro pavimento estão os dormitórios e a área da família.
A entrada é através de um ensolarado pátio tropical, que se estende em um foyer cheio de luz e, para então seguir para a sala de estar. Esta é um pavilhão de vidro com uma estrutura de madeira que parece flutuar, transformando ela própria em jardim tropical. O estar se estende em um amplo deck de madeira em forma de L que tem vista para o jardim central.
Experimentos foram realizados nos formatos das coberturas neste projeto; para criar os vastos balanços e formas de cada uma, tivemos que criar uma estrutura treliçada tubular, revestir com painéis de cimento e uma camada de madeira. Para as áreas de estudo, estar e quartos foram trabalhadas formas trapezoidais invertidas em suas coberturas, que tiveram seus ângulos manipulados e suas alturas escalonadas.
Os materiais utilizados na casa partiram intencionalmente texturas do luxo e dourado, que são tipicamente a preferência de pessoas de Hyderabad. Uma paleta terrosa natural da pedra local de Kota foi justaposta com cimento polido, granito sadharhalli cinza e madeira de teca. O uso da cor nos móveis em tons de vermelhos, amarelos e azuis contrasta com cinzas de cimento e kota e o calor da madeira.
O mobiliário e luminárias são uma mistura de peças de design locais com grandes marcas como Moroso, B&B Italia, Poliform, Moooi e Dedon. Obras de arte são dos artistas indianos contemporâneos como Tauseef Khan, Om Surya e Paribantana Mohanty entre outras peças como tapetes tribais de Kilim provenientes da Turquia e Marrocos.